SINDTVM - Sindicato das Empresas Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários do estado de Minas Gerais

Gestão Integrada de Riscos - Resolução CMN 4.557/2017

Gestão Integrada de Riscos - Resolução CMN 4.557/2017

Nos dias 28 e 29 de Agosto de 2017 foi realizado na Sede Social da Associação de Bancos do Estado de Minas Gerais - ABEMG o curso Gestão Integrada de Riscos - Resolução CMN 4.557/2017, ministrado pelo professor Carlos Donizeti Macedo Maia, especialista em temas do Sistema Financeiro e de Governança.

O Curso foi realizado com base no Convênio de Cooperação Mútua entre a Associação de Bancos do Estado de Minas Gerais - ABEMG e a Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN, através do Instituto Febraban de Educação - INFI, que oferece diversos cursos direcionados ao Sistema Financeiro, e está em conformidade com o Convênio de Cooperação Mútua firmado com este Sindicato.     

O tema refere-se à relevância das mudanças trazidas pela Resolução CMN 4.557/2017. Essa Resolução foi editada no início de 2017 pelo Conselho Monetário Nacional, que consubstanciou normas relativas ao Gerenciamento de Riscos e ao Gerenciamento de Capital.

O conteúdo programático contemplou: governança, gestão e controles; os riscos no contexto corporativo; estratégia corporativa e apetite ao risco, priorização, matriz de riscos; o sistema de controles internos, as linhas de defesa; o ciclo do tratamento dos riscos; evolução regulatória, o Comitê de Basiléia e a regulação local; a governança e a gestão de riscos na Resolução CMN 4.557/2017; tipos de riscos e conceitos fundamentais, considerando a Resolução CMN 4.557/2017; risco de crédito; risco de mercado; risco de taxa de juros no Banking Book - IRRBB; risco de liquidez; risco operacional; risco socioambiental; riscos reputacional e estratégico; riscos em PLD e medidas anticorrupção e riscos no relacionamento com consumidor.

O Curso objetivou permitir aos participantes maior compreensão da Resolução CMN 4.557/2017, não apenas em entendimento teórico, mas também nos impactos e consequências resultantes da norma. Além disso, durante o Curso, foram realizados debates e troca de experiências acerca da gestão dos diversos riscos assumidos pelas Instituições Financeiras, afinal, não há como falar de negócios sem avaliar os riscos inerentes.

As competências desenvolvidas englobaram: compreensão dos riscos aos quais a Instituição Financeira está exposta; compreensão sobre como cada risco impacta diferentes funções e áreas da organização, gerando espírito de equipe e fortalecendo a capacidade de identificar e enfrentar ameaças e compreensão do papel dos ambientes de governança, gestão e controles.

Assim, a Associação de Bancos do Estado de Minas Gerais - ABEMG e o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários do Estado de Minas Gerais - SINDTVM agradecem às Instituições Financeiras que disponibilizaram seus profissionais para a participação neste importante evento, permitindo a oportunidade de debates e troca de experiências em tema tão relevante diante do cenário atual.

 

 

 

 


Sindicato das Empresas Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários do estado de Minas Gerais

Rua dos Carijós, 424 - 24° Andar - Centro - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30120-060 - Telefone: (31) 3271-9600 - E-mail: sindtvm@sindtvm.org.br